Lançamento de livro: Recente manuscrito médico digitalizado forma parte de importante investigação coletiva

Reprodução/Fiocruz
Reprodução/Fiocruz

O Acervo Digital de Obras Raras e Especiais da Fiocruz nos convida a acessar uma de suas recentes obras digitalizadas, dentre muitas das que estão disponíveis em acesso aberto. 

O documento: “Formulário médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba (1703)” fornece informações sobre receitas preparadas por jesuítas no século XVIII. Neste manuscrito, pode-se encontrar registros de doenças como varíola, sífilis e tuberculose com as respectivas indicações das melhores maneiras de combatê-las.

A fonte é parte do acervo da Seção de Obras Raras da Biblioteca A. Overmeer,  Manguinhos – Fiocruz. Pode-se encontrar o documento digitalizado em: www.obrasraras.fiocruz.br 

Recentemente, pesquisadores de áreas como História, Arquivologia, Paleografia, entre outras, trabalharam e contribuíram com importantes análises sobre este manuscrito. 

Reprodução/Portal Fiocruz

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, sob a organização de Heloisa Meireles Gesteira (PPGH-UniRio), João Eurípedes Franklin Leal (UniRio) e Maria Claudia Santiago (responsável da Seção de Obras Raras da Fiocruz), ocorrerá o lançamento do livro homónimo ao manuscrito “Formulário Médico…” um volume que apresenta a transcrição paleográfica, glossário e análises de diversos especialistas. 

O evento ocorrerá na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a partir das 17h (horário de Brasília).  

Para mais informações, visita: https://portal.fiocruz.br/noticia

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *